• +51 4061-2323 |
  • Avenida Cairú, 500. Porto Alegre. RS. Brasil |
  • sat@avansat.com.br

CÂMERAS DE VÍDEO VEICULARES: OSTENSIVAS OU VELADAS?

Conheça as diferenças das câmeras de vídeo veiculares e saiba porque elas são fundamentais para o transporte de carga.


A situação da segurança pública no Brasil está cada vez mais complicada e as soluções tecnológicas para oferecer menos riscos às transportadoras e aos motoristas se tornaram essenciais no transporte de cargas. Dentre as inúmeras soluções no mercado, as câmeras de vídeo veiculares tem se sobressaído como uma das principais alternativas de bom investimento, aumentando o índice de recuperação das cargas e contribuindo no trabalho operacional.

Segundo relatório da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), só em 2016, o prejuízo com roubos de cargas no país passou de R$ 1,4 bilhão, sendo que o Brasil aparece entre os 10 países mais perigosos para transporte de carga. São Paulo é a cidade com maior número de casos com quase dez mil ocorrências, seguida de perto pelo Rio de Janeiro, com 9.862. De acordo com a Firjan, prejuízo ultrapassou R$ 2 bilhões em todo o país nos últimos seis anos.

Com todos esses dados alarmantes, fica evidente a necessidade de contar com toda ajuda possível, isso significa usufruir de escolta e tecnologia para proteção da carga, sobretudo, adotando modelos de câmeras de vídeo adequados às necessidades de cada um.

 

  • PORQUE UTILIZAR CÂMERAS DE VÍDEO VEICULARES?

A utilização das câmeras veiculares, tanto ocultas como visíveis, traz inúmeros benefícios, pois o trabalho preventivo resulta em um planejamento muito mais assertivo para as empresas.  O monitoramento ininterrupto da frota é fundamental para elaborar estratégias de transporte e verificar desvios operacionais em tempo real. Além disso, os equipamentos de gravação mais recentes permitem visualizar as imagens pelo celular, com telas simultânea de todas as câmeras e dos veículos controlados.

Os equipamentos também garantem o acompanhamento das cargas, contribuindo para bem estar dos funcionários. Além disso, o sistema de segurança inibe desvios do trajeto e outras decisões erradas do condutor, o que deixa a jornada mais segura e econômica, reduzindo drasticamente o prejuízo das empresas.
Hoje em dia, existem diferentes modelos de equipamentos disponíveis no mercado e é necessário entender a peculiaridade de cada um para chegar à melhor escolha para sua frota.

 

  • BENEFÍCIOS DAS CÂMERAS OSTENSIVAS OU VISÍVEIS

A principal característica da câmera ostensiva é servir como um alerta para qualquer indivíduo mal intencionado, já que os equipamentos são instalados em locais com grande visibilidade no veículo, produzindo assim aquele “efeito repelente”.

De maneira geral, a utilização deste modelo pode ser comparada com a placa “você está sendo filmado”, que tende a ser bem sucedida para uma parcela considerável das pessoas ao seu redor. Quando toda e qualquer ameaça pode ser percebida e registrada imediatamente, o funcionário se sente muito mais confiante e tranqüilo para desempenhar com excelência o seu respectivo trabalho.

As câmeras ostensivas possuem uma numerosa variedade, sendo que a qualidade das lentes, o ângulo de tomada das imagens e robustez são seus pontos fortes.

O emprego das câmeras ostensivas garantem uma melhor qualidade das imagens, permitindo detalhar situações relacionadas a acidentes rodoviários, identificação de caronas e das abordagens em casos de tentativas e roubos.

 

  • BENEFÍCIOS DAS CÂMERAS OCULTAS OU VELADAS

As câmeras veiculares escondidas possuem ganhos diferenciados para os seus usuários. Ao invés de impor a sua presença, a câmera velada representa uma vigília silenciosa de sua frota e permite uma observação muito mais eficiente de sua equipe de trabalho, tanto pelas imagens, como pelo áudio, uma vez que estes modelos são acompanhadas de microfone.
As câmeras veladas, por conta do seu diminuto tamanho (lente “cabeça de alfinete”) podem ser posicionadas em lugares diversos e estratégicos pois são, frequentemente, instaladas dentro da carcaça do veículo. A partir daí, os equipamentos são direcionados para a prevenção de qualquer risco interno ou externo à operação, pois impedem roubo de combustível, desvio de rota ou decisões fora do planejamento tomadas pelo condutor.
Geralmente, essas ações podem passar totalmente despercebidas com outros sistemas de segurança e a diversidade de pontos para fixação deste tipo de câmera amplia consideravelmente o poder de observação do empresário. Além disso, as câmeras ocultas asseguram monitoramento ao vivo e constante, contribuindo também para segurança dos funcionários durante o transporte e na descarga da carga.

O maior diferencial das câmeras ocultas são percebidos no processo de recuperação da carga. As imagens embarcadas são de extrema importância para o trabalho de investigação após um roubo e podem ser decisivas na hora de encontrar irregularidades e detalhes que uma câmera escondida de alta qualidade consegue captar.

 

  • A FUNÇÃO DO DVR VEICULAR

Em seu modelo mais recente, também chamado de MDVR (Mobile Digital Video Recorder), é o aparelho instalado dentro de veículo que armazena as imagens e transmite as informações da carga em tempo real. As imagens captadas pelas câmeras ficam ligadas a um software de gerenciamento que permite verificar a última posição do veículo (a cada 5 segundos), as rotas percorridas, ocorrência de alarmes, playback online e outras funcionalidades. Deste modo, é possível evitar a evasão de receitas, o que resulta na diminuição do prejuízo e amplia a margem de lucratividade do empreendimento.

Saiba mais sobre as funcionalidades do MDVR Avansat clicando aqui.

 

QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE AS CÂMERAS?

 

 

O mais importante, na hora de decidir qual a melhor opção para a sua frota, é pensar estrategicamente e analisar os riscos, para então decidir qual a combinação de equipamentos e soluções que melhor se adaptam às necessidades do seu tipo de transporte de carga.