Chame no Whatsapp

Telemetria na prevenção de acidentes

Quando se pensa na logística de uma empresa, aspectos como agilidade e eficiência são essenciais. Dentro desse setor, o transporte se destaca devido à sua importância e, nele, segurança é palavra-chave. Com isso, cabe ao gestor de frotas pensar em soluções para melhorar a segurança de seus motoristas, veículos e cargas. E a telemetria é um recurso que pode ser aplicado na prevenção de acidentes a partir da tecnologia.

 

Como a telemetria influencia na gestão de frotas?

A telemetria permite acompanhar todos os dados referentes à frota de uma empresa. A partir disso, o gestor tem autonomia para avaliar a performance nas estradas e, assim, identificar aspectos que podem ser melhorados. Para entender melhor, os indicadores da telemetria revelam dados importantes sobre o processo de transporte. Desde o consumo de combustível e comportamento do motorista, até o controle da velocidade e os trajetos realizados.

Aliás, você sabia que falhas humanas representam 90% das causas de acidentes de trânsito? Sendo assim, a telemetria pode ser aplicada na prevenção de acidentes. Afinal, trata-se de um sistema inteligente que permite à empresa acompanhar e verificar a condução do motorista. Com o relatório das viagens, o gestor pode analisar comportamentos inadequados, como velocidade acima da média, freadas bruscas, a distância percorrida pelo veículo e o trajeto realizado.

 

Recursos inteligentes para prevenção de acidentes

Mas seus recursos não param por aí, pois com os dados analisados, a telemetria é capaz de identificar situações de risco a fim de evitar acidentes. Por exemplo, caso o sistema registre velocidade excessiva, será emitido um alerta automático. Esse sinal é enviado tanto para o motorista, quanto para a central de controle. Então, o gestor pode intervir imediatamente a fim de prevenir um acidente. 

A telemetria utiliza recursos de videomonitoramento e reconhecimento facial para deixar os trajetos ainda mais seguros. O monitoramento inclui comportamento do condutor, situações de risco, infrações e incidências de trânsito. Dessa forma, o controle sobre a frota se torna mais completo e contribui para a segurança nas estradas. Com a Solução Life, da Avansat, o gestor recebe relatórios completos e avisos em tempo real. E mais: suporte permanente em todo o território nacional. 

 

Identifique situações de risco com a inteligência artificial

  • Sensor de fadiga e distração
  • Tabagismo e uso de celular
  • Detecção e alerta de colisão 
  • Detecção e alerta de troca de faixa
  • Avisos sonoros em tempo real
  • Velocidade acima da média

 

O que é o sistema anti-colisão?

A partir da inteligência artificial, o sistema Life detecta a presença de um veículo à frente e, além de registrar a distância, verifica se há risco de colisão. Trata-se da solução Advanced Driver Assistance System (ADAS), que interage com veículos próximos.

O sistema faz a leitura das faixas em caso de troca sem a utilização das setas. Tudo isso em tempo real, com notificações enviadas simultaneamente para a cabine do motorista e a torre de controle.

 

Como funciona o sistema anti-fadiga?

Trata-se da solução Driver Status Monitor (DSM), que detecta comportamentos indesejados do condutor. Assim, caso identifique distração com o uso de celular, tabagismo, fadiga, sonolência ou outros sinais, emite um sinal em tempo real. Ele funciona junto aos DVRs veiculares, com gerenciamento via software ou interface web.

Conforme o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSVI), o sono e o cansaço são responsáveis por 50% dos acidentes nas rodovias. Com o sistema anti-fadiga, o gestor de frota tem autonomia para tomar as atitudes necessárias para preservar a segurança de suas equipes. 

 

Para conhecer as soluções da Avansat, entre em contato e converse com um de nossos consultores. Aqui, temos o sistema ideal para oferecer tranquilidade e segurança para suas frotas.

plugins premium WordPress

Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade.