5G e redes neurais: o que você precisa saber sobre essas novidades

Você já deve ter ouvido falar em 5G, certo? Pois bem, de acordo com o nosso gestor de tecnologia, Marcelo Ribeiro, essa é a próxima geração de rede de internet móvel, que promete velocidade de download e upload de dados mais rápida, cobertura mais ampla e conexões mais estáveis. “Estima-se que poderemos chegar a 10 ou 20 vezes mais velocidade do que temos hoje com o 4G”, explica Marcelo..

Além das atualizações nas conexões de internet móvel, também estamos acompanhando as novidades das redes neurais: você já conhece? Conforme Marcelo, as redes neurais são sistemas de computação que nós humanos interconectamos. Elas se assemelham aos nossos neurônios e por isso são chamadas de “neurais”. Utilizando algoritmos específicos, elas podem reconhecer padrões escondidos e processar dados brutos, agrupando e classificando. “Cada segundo de análise representa aprendizado constante e evolução”, destaca.

A importância das redes neurais, segundo Marcelo, está diretamente ligada à assertividade relacionada à infinidade de dados analisados e sua velocidade de entrega dos resultados classificados após o aprendizado. “A aplicação é infinita, podendo ser inicialmente utilizada em diagnóstico de doenças, análise de crédito, analítico de imagens, reconhecimento facial, previsão de vendas, tomada de decisão, entre outras usabilidades”, ressalta.

Tecnologia 5G e redes neurais: o que muda?

Com o uso do 5G ganhamos velocidade nas operações, ou seja, tudo o que fazemos hoje será feito muito mais rápido. Dessa forma, também se aplicam a essa evolução as tecnologias específicas de realidade aumentada, comunicação entre drones e até carros autônomos “falando entre si”. “Porém o mais empolgante é exatamente o que ainda “não sabemos” sobre onde ela poderá ser aplicada”, comenta Marcelo.

De qualquer forma, uma coisa é certa: utilizando a velocidade e largura de banda do 5G, as redes neurais poderão processar mais rapidamente uma quantidade significativa de dados, entregando o resultado classificado em menos tempo. Além disso, poderá também ser aplicada com mobilidade e deslocamento, direcionada também a aplicações rodoviárias.

“A segurança eletrônica, viária, frotas e logística já está sendo revolucionada há alguns anos com o uso de vídeo monitoramento embarcado. Entregando muito mais do que relatórios. Portanto, o videomonitoramento será impulsionado com o advento do 5G, pois poderá transmitir mais dados e consequentemente, maior qualidade do áudio e vídeo”, detalha Marcelo. Enquanto isso, a rede neural poderá analisar todas as informações com mais assertividade, uma vez que receberá dados mais qualificados, resoluções mais altas, agregando aprendizado melhorado.

Portanto, a conjunção das duas tecnologias entregará qualidade, segurança e automatização de diversos processos com maior velocidade. “Não só o 5G ou as redes neurais estarão revolucionando nossas vidas cada dia mais, há anos redes IoT, Big Data e Analytics vêm sendo disruptivas em vários segmentos, dentre eles a indústria com 4.0, as cidades inteligentes, automação residencial”, indica. A própria Starlink, do bilionário Elon Musk, promete revolucionar a cobertura satelital global oferecendo conectividade de internet principalmente onde as redes de telefonia não chegam.

Por Marcelo Ribeiro, especialista em soluções tecnológicas para o segmento automotivo com mais de 20 anos de atuação com telemática, rastreamento, vídeo monitoramento, redes neurais, AI.

Conheça mais sobre nós

Nós, do Sistema Avansat, somos pioneiros na segurança de cargas com videomonitoramento. Com nossas tecnologias, tornamos possíveis análises e insights antes inacessíveis. O resultado é redução de custos de combustível, melhor treinamento dos motoristas e uma visão ampla e completa do que acontece com seus veículos nas ruas e estradas. Assim, contribuímos diretamente para o ROI do seu negócio, além de preservar cargas e, principalmente, vidas.

Somos especialistas em convergir tecnologias na gestão da informação, tornando diversas ferramentas compatíveis e gerando dados. Informações que podem ser trabalhadas de forma preditiva, analisadas com rapidez e cruzadas com diversos bancos de dados de logística.

Estamos ao lado de cada cliente para ir em frente. Trilhamos o caminho dos melhores resultados ao lado de empresas de todos os portes, como Souza Cruz, DHL, Pepsico, Philip Morris, B2W, Fadel, Scapini, entre outras.

Acompanhe nossas redes sociais: Instagram, Facebook e Linkedin.

COMPARTILHE EM SUA REDE:

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter