Chame no Whatsapp

Como a inteligência artificial impacta na gestão de frotas?

A tecnologia vem proporcionando avanços em diferentes segmentos, dos pequenos detalhes do cotidiano às soluções corporativas. Com aplicações que visam à otimização das tarefas, ela proporciona mais assertividade e agilidade na rotina empresarial. Considerando os recursos disponíveis, a inteligência artificial, quando aplicada na gestão de frotas, gera eficiência e melhor desempenho nas operações. 

A inteligência artificial, inclusive, é empregada em dispositivos eletrônicos e páginas da internet, com ferramentas que atendem a diversas necessidades. Dessa forma, suas funcionalidades têm como propósito otimizar a rotina e proporcionar experiências cada vez mais personalizadas aos usuários. Também conhecida pela sigla IA, ela pode ser empregada em máquinas, possibilitando a execução de tarefas humanas de forma autônoma. 

 

Inteligência artificial aplicada na gestão de frotas

A tomada de decisão por parte de gestores no que se refere às frotas da empresa é facilitada com o auxílio da IA. A partir de suas ferramentas, são coletadas e fornecidas informações sobre diversos aspectos, do veículo ao tráfego. Todos os dados são analisados pelo sistema, de modo a automatizar as funções e fornecer gráficos completos ao gestor. Por exemplo, com a inteligência artificial, é possível avaliar questões como o melhor tipo de combustível e até mesmo o modelo mais adequado de veículo. 

Além disso, a inteligência artificial fornece informações a respeito das condições do veículo. A partir desses dados, é possível prevenir o desgaste de peças, realizar manutenções prévias e outros cuidados que aumentam a vida útil dos equipamentos. E mais: conforme o comportamento do condutor e suas características ao dirigir, é possível identificar os impactos gerados no gasto de combustível. 

Uma pesquisa da McKinsey & Company revelou que um carro pode gerar em torno de 25 gigabytes de informações por hora. Ou seja, é uma quantidade de dados impossível de ser analisada e processada pelo homem. Isso equivale a 20 computadores, possuindo em torno de 100 milhões de linhas de código de programação. Como resultado, o automóvel da atualidade está mais conectado do que nunca e a tecnologia automotiva se volta ao aprimoramento da experiência nas estradas. 

Considerando essas informações e o cruzamento de dados realizado pelo sistema, a gestão de rotas é otimizada. Dados relacionados ao clima, trânsito, velocidade, tipo de pista, veículo e modo de condução são verificados. Assim, além das questões citadas anteriormente, é possível identificar tendências, criar novas soluções e até mesmo prever situações de risco. 

Por exemplo, a inteligência artificial permite saber se a conduta do motorista impacta positiva ou negativamente o transporte e o consumo de combustível. Inclusive, ela identifica possíveis acidentes e o momento mais indicado para manutenções. Assim, as decisões tornam-se assertivas e eficientes, colaborando para o melhor desempenho do negócio.

 

Inteligência artificial na redução de riscos

Com a inteligência artificial os riscos são identificados a partir dos dados gerados pelo modo de condução do motorista. Assim, excesso de velocidade, troca de pista e outros detalhes são captados e transformados em dados. Além disso, o sistema detecta fadiga, distração e até mesmo a distância entre os veículos na pista. Com isso, os dados ajudam a prever comportamentos que geram situações de risco, como acidentes e multas. 

Como sabemos, a inteligência artificial permite uma análise completa do veículo. Seus recursos ajudam a evitar falhas mecânicas que poderiam ser custosas para a empresa. Ou seja, com os dados coletados, o sistema identifica erros em componentes do automóvel. Assim, as manutenções corretivas e preventivas abrem espaço para um modelo chamado preditivo. Nesse tipo de manutenção, o objetivo é antecipar os problemas, de modo que antes mesmo que ocorram, sejam corrigidos. Além da segurança do condutor, passageiros e carga, os custos de manutenção reduzem.

 

Conheça mais sobre nós

Nós, do Sistema Avansat, somos pioneiros na segurança de cargas com videomonitoramento. Com nossas tecnologias, tornamos possíveis análises e insights antes inacessíveis. O resultado é redução de custos de combustível, melhor treinamento dos motoristas e uma visão ampla e completa do que acontece com seus veículos nas ruas e estradas. Assim, contribuímos diretamente para o ROI do seu negócio, além de preservar cargas e, principalmente, vidas.

Somos especialistas em convergir tecnologias na gestão da informação, tornando diversas ferramentas compatíveis e gerando dados. Informações que podem ser trabalhadas de forma preditiva, analisadas com rapidez e cruzadas com diversos bancos de dados de logística.

Estamos ao lado de cada cliente para ir em frente. Trilhamos o caminho dos melhores resultados ao lado de empresas de todos os portes, como DHL, Pepsico, Raizen, Philip Morris, Fadel, Souza Cruz, entre outras.

 

Acompanhe nossas redes sociais: Instagram, Facebook e Linkedin.

 

Se preferir, entre em contato conosco clicando aqui.

plugins premium WordPress

Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade.