Como a Inteligência Artificial pode auxiliar na recuperação de cargas roubadas e prevenção de sinistros

Muito do que existe disponível no mercado de tecnologias embarcadas em veículos de cargas já foi utilizado por embarcadores e transportadores ao longo dos anos para tentar coibir o roubo de cargas.

Embora tenha sido conquistado importante progresso nesse campo, ainda há muito a se realizar para minimizar os impactos da realidade brasileira. Será que em pleno 2020 a tecnologia não tem mais a contribuir? A Avansat acredita que sim, com certeza!

A premissa é de que a indústria conviveu por mais de 20 anos com as tecnologias oferecidas no mercado, pelo simples entendimento de que “temos tudo o que nos é exigido”.

E tudo o que é exigido está entregando o resultado esperado? A Avansat acredita que não.

As empresas não querem mais aquele modelo de rastreamento “às cegas”, com posições geográficas a cada intervalo de tempo, resultando em informações defasadas, valendo de relatórios pós-eventos, para atender os PGR´s.

Felizmente as tecnologias evoluíram e ao invés de usar a já degradante rede 2G (GPRS), conseguem, através das redes 3 e 4G, assim como das redes IOT, trafegar grandes volumes de dados. Com isto, serviços de áudio e vídeo streaming são realidade no mundo todo. No âmbito veicular, tornou-se plenamente viável o uso de câmeras com características específicas para a utilização por segurança, utilizando complexos algoritmos para o uso de analítico das imagens.

O uso de câmeras veiculares

As câmeras veiculares de vigilância conseguem entregar remotamente e em tempo real:

  • Imagens em alta definição para os serviços de videomonitoramento ao vivo
  • Localização segundo a segundo via GPS
  • Gravação dos principais eventos em nuvem e on board (previamente configurados)
  • Integração com plataformas de módulos de segurança, logística, telemetria, controles de jornada e sistemas analíticos

Além de todas essas funcionalidades, as câmeras com processamento inteligente flagram de modo contínuo o comportamento do motorista e da via, identificando:

  • Distrações ao volante
  • Uso de celular
  • Uso de cigarros
  • Indicadores de sonolência (bocejos)
  • Saídas de pista
  • Rotas de colisão
  • Reconhecimento facial para autorização ou bloqueio da ignição do veículo

E o melhor: tudo isso com informações online, alertando os operadores e gestores, através de pop-ups e mensagens automatizadas via e-mail e/ou Whatsapp previamente configuradas. O motorista recebe as sinalizações e alertas através do display no painel do veículo de forma visual e sonora indicando cada advertência.

A aplicação destas tecnologias resulta numa melhor performance dos condutores, das entregas, dos trabalhos de inteligência que passam a contar com um imenso banco de dados (imagens), tudo isto a serviço do bem comum, auxiliando a reduzir roubos, evitar acidentes e proporcionando ao cliente a chegada da mercadoria no menor prazo possível.

Conheça a Avansat

A Avansat é uma empresa pioneira e líder no videomonitoramento nacional. Somos uma integradora de tecnologias por essência. Há 25 anos no mercado, somamos mais de 3 milhões de horas de vídeo ao vivo por ano, mais de 10 milhões de entregas protegidas e mais de 3 mil profissionais assistidos nas operações, auxiliando diversas das maiores companhias nacionais e internacionais na prevenção de sinistros e recuperação de cargas.

FONTE: https://www.startse.com/noticia/conteudo-patrocinado/como-a-inteligencia-artificial-pode-auxiliar-na-recuperacao-de-cargas-roubadas-e-prevencao-de-sinistros

COMPARTILHE EM SUA REDE:

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter