Como as tecnologias podem impactar na redução de custos da sua empresa

As tecnologias de geolocalização e rastreamento para fins de monitoramento de frota tem uma história muito particular, tendo iniciado ainda nos anos 90 no século passado. Apesar de caro, pois a transmissão de dados era exclusivamente por satélite, ele mostrou sua eficácia e se popularizou nos anos 2000 com a implementação da comunicação de dados pela rede GPRS. 

Aliado às boas práticas de gerenciamento de risco, podemos dizer que essa tecnologia auxiliou substancialmente no controle dos roubos de carga, principalmente ao analisarmos o gráfico abaixo:

Fonte: Assessoria de Segurança/ NTC&Logística (dados estimados – rodovias e áreas urbanas)

Podemos perceber que esses valores estão “sob controle” e com tendência de queda. Isso tem gerado uma redução de custos significativa no seguro de transporte de carga, fora as vantagens logísticas não mensuradas.

Agora temos um novo desafio, que é a redução dos acidentes. Hoje 57% dos prejuízos no transporte são oriundos de acidentes. Outro ponto são as mortes nas rodovias federais que tiveram um expressivo aumento em 2021 e geram custo estimado de R$ 12 bilhões. 

Baseado na experiência de sucesso que já tivemos na redução de roubo de carga, mais uma vez a tecnologia será uma importante aliada. 

A implementação de câmeras veiculares, com sensores de fadiga, colisão, detecção de pontos cegos, telemetria avançada e TPMS (Sistema de Monitoramento de Pressão de Pneu Linha Pesada) serão determinantes para a reversão desse cenário, com evidentes ganhos e redução de custos financeiros e o principal, salvando vidas.

E como as soluções da Avansat podem auxiliar na redução desses riscos e de custos operacionais?

Nossa solução de videomonitoramento, aliada aos recursos de sensoriamento de fadiga e colisão, TPMS e telemetria, pode reduzir sensivelmente o risco de acidente, com a geração automática de alertas aos motoristas e gerando informações de eventos. Dessa forma, é possível elaborar treinamentos mais direcionados para os verdadeiros ofensores ou pontos fracos dos motoristas. 

Outro fator importante é que, uma operação mais segura (menos acelerações e freadas bruscas), gera economia de combustível e mais sustentabilidade.

Entre em contato conosco para conhecer mais sobre essas e outras soluções que podem potencializar ainda mais a gestão, o investimento e a segurança da sua frota.

Conheça mais sobre nós

Nós, do Sistema Avansat, somos pioneiros na segurança de cargas com videomonitoramento. Com nossas tecnologias, tornamos possíveis análises e insights antes inacessíveis. O resultado é redução de custos de combustível, melhor treinamento dos motoristas e uma visão ampla e completa do que acontece com seus veículos nas ruas e estradas. Assim, contribuímos diretamente para o ROI do seu negócio, além de preservar cargas e, principalmente, vidas.

Somos especialistas em convergir tecnologias na gestão da informação, tornando diversas ferramentas compatíveis e gerando dados. Informações que podem ser trabalhadas de forma preditiva, analisadas com rapidez e cruzadas com diversos bancos de dados de logística.

Estamos ao lado de cada cliente para ir em frente. Trilhamos o caminho dos melhores resultados ao lado de empresas de todos os portes, como Souza Cruz, DHL, Pepsico, Philip Morris, B2W, Fadel, Scapini, entre outras.

Acompanhe nossas redes sociais: Instagram, Facebook e Linkedin. Entre em contato conosco clicando aqui.

COMPARTILHE EM SUA REDE:

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter