Inteligência artificial transformando veículos inteligentes

Os investimentos em tecnologia, principalmente em Inteligência Artificial (IA) em veículos estão crescendo cada vez mais. Grandes empresas como Tesla, Uber, Google entre outras buscam sempre pela inovação e já estão desenvolvendo veículos autônomos, com resultados promissores, o que deixa os apaixonados por veículos ansiosos pelas novidades.

Quando nos referimos à condução de veículos com Inteligência Artificial, podemos aplicá-la de duas maneiras. A primeira forma compreende os veículos totalmente autônomos, que não necessitam de motoristas. Repletos de sensores e processadores, verdadeiras máquinas tecnológicas que rodam diversos algoritmos que tomam decisões acerca do veículo. Detectando pedestres, sinais de trânsito e condição da via e tudo o que envolve uma viagem segura.

A segunda, auxiliando o condutor com informações sobre possíveis problemas com o veículo, do tráfego, consumo de combustível, monitoramento de pontos cegos, dados estatísticos, sinalização de fadiga, alerta de possível colisão entre outros que promovem uma condução segura. Algumas pessoas já intitulam esses veículos como “smart cars”, literalmente carros inteligentes que conseguem prever situações futuras. Muitas destas funcionalidades já se encontram em grandes fabricantes de veículos e empresas especializadas em inteligência artificial para veículos.

Estima-se que o uso da inteligência artificial pode reduzir diversos prejuízos na indústria veicular, causados por acidentes, roubos de carga e até mesmo predizendo e reagindo a possíveis problemas em tempo real, cruzando informações de diversas fontes, evitando situações que não haviam sido detectadas.
O uso desta tecnologia pode prever possíveis defeitos de natureza mecânica, elétrica, da via e da forma como o motorista está conduzindo o veículo.

Apesar dos veículos 100% autônomos ainda não fazerem parte da nossa rotina, a condução dos veículos está cada dia mais automatizada e qualificada. A inteligência artificial atual chega para somar e melhorar a seleção e treinamento dos condutores, utilizando os dados coletados para uma aplicação preventiva e mais segura. Na medida em que mais dados são coletados através da IA, mais informações serão processadas e geradas para desenvolver novas formas de transporte seguro e eficiente.

COMPARTILHE EM SUA REDE:

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter