Sabemos que a gestão eficiente de frotas é uma prioridade para empresas que, de alguma forma, têm o transporte como parte de sua operação. Nesse sentido, uma das principais estratégias para assegurar uma frota mais segura, confiável e econômica é a manutenção preventiva. Entender a relevância de uma abordagem proativa de manutenção preventiva pode ser a chave para a otimização dos custos e o sucesso das operações da frota.
Como bônus, ao longo deste artigo, você vai entender as vantagens da manutenção preditiva e como a telemetria impacta no desempenho da sua empresa. Continue a leitura!
O que é a manutenção preventiva?
A manutenção preventiva é uma abordagem proativa que tem como objetivo evitar falhas e problemas mecânicos antes que ocorram. Na prática, em vez de esperar que um componente do veículo falhe, a manutenção preventiva se baseia em uma programação regular de inspeções e revisões. Nisso, pode ser incluída até mesmo a substituição de peças de desgaste, conforme as recomendações do fabricante e critérios de uso da própria frota.
Quais são os benefícios da manutenção preventiva?
Redução de custos com reparos: ao identificar e resolver problemas menores antes que se tornem mais graves, a manutenção preventiva evita a necessidade de reparos emergenciais e mais onerosos para a empresa.
Aumento da vida útil dos veículos: a manutenção regular e adequada prolonga a vida útil dos veículos, maximizando o retorno sobre o investimento na frota.
Confiabilidade da frota: Ao realizar a manutenção preventiva, os veículos ficam menos propensos a quebras ou falhas inesperadas, garantindo maior confiabilidade para as operações da empresa.
Maior segurança: Somado a isso, a frota que é submetida à manutenção preventiva regular está apta a funcionar corretamente e de forma segura, reduzindo o risco de acidentes e promovendo a segurança das pessoas.
Eficiência operacional: Uma frota bem conservada e em boas condições operacionais aumenta a eficiência das operações, reduzindo o tempo de parada e maximizando o tempo de atividade.
Qual a diferença entre manutenção preventiva e manutenção preditiva?
Ao falar sobre manutenção preventiva, é importante conceituar, ainda, a manutenção preditiva. Aqui, estamos falando de uma abordagem mais avançada e baseada em dados para a gestão de frotas.
Atualmente, essa estratégia utiliza tecnologias como telemetria e sensores para monitorar continuamente o estado dos veículos e seus componentes. O diferencial da manutenção preditiva é que, com base nos dados coletados, algoritmos de aprendizado de máquina e análise de dados são capazes de prever quando uma peça ou componente do veículo pode falhar. E isso, na prática, permite uma intervenção ágil, antes mesmo de o problema ocorrer.
Quais são os benefícios da manutenção preditiva?
Detecção precoce de problemas: Ao monitorar em tempo real o estado dos veículos, a manutenção preditiva pode identificar sinais precoces de falhas mecânicas ou mesmo problemas em potencial.
Planejamento eficiente: Com informações preditivas, a empresa tem a liberdade de planejar a manutenção da sua frota com antecedência, evitando interrupções imprevistas nas operações.
Redução de paradas não programadas: Ao agir de forma antecipada, torna-se possível evitar que problemas se agravem e resultem em paradas não planejadas.
Otimização de recursos: Realizar a manutenção dos veículos constantemente e não apenas quando necessário permite que a empresa economize recursos, evitando também a substituição de peças.
Como cortar custos com a manutenção preventiva e preditiva?
Ao chegar até aqui, foi possível entender que a implementação da manutenção preventiva e preditiva da frota impacta diretamente na redução de custos para a empresa. Em primeiro lugar, a manutenção preventiva, com suas inspeções regulares e programadas, evita falhas e problemas mecânicos mais graves, reduzindo gastos com reparos emergenciais. Além disso, ela permite minimizar paradas não programadas que impactam a produtividade.
Por outro lado, a manutenção preditiva, com o uso de tecnologias como a telemetria e a análise de dados em tempo real, torna possível detectar de forma precoce possíveis problemas. E isso possibilita intervenções antecipadas, ou seja, antes que os danos se agravem. Na prática, ela evita custos com reparos mais complexos, além de prolongar a vida útil dos veículos.
Em ambos os casos, estamos falando de soluções que aumentam a confiabilidade da frota, reduzem o tempo de inatividade, melhoram a eficiência operacional e contribuem para uma gestão financeira mais eficaz. No e-Book “Tecnologias embarcadas para gestão de frotas”, você tem acesso a soluções personalizadas da Avansat. Faça o download gratuito agora mesmo!