Chame no Whatsapp

Telemetria veicular e as vantagens na gestão de frotas

 

Você já refletiu sobre a importância de ter acesso a dados precisos na sua empresa? Com as informações adequadas, consegue-se analisar questões e encontrar soluções eficientes para otimizar o negócio. Quando se fala em gestão de frotas, isso faz ainda mais sentido. É por isso que a telemetria veicular tem sido cada vez mais implementada pelos gestores. A partir dela é possível avaliar diferentes dados e, assim, identificar oportunidades que favorecem o desempenho e a produtividade.  

Nos últimos tempos, as empresas têm observado a importância de gerenciar suas frotas de forma inteligente e eficaz. A partir da tecnologia, por exemplo, as soluções implementadas têm impactado diretamente nos resultados, com negócios mais produtivos e rentáveis. E é justamente nesse ponto que a telemetria pode auxiliar. Suas ferramentas ajudam na melhoria dos processos comuns da rotina, o que gera um uso mais adequado  dos recursos.

 

Entenda o que é o sistema de telemetria

A telemetria é utilizada para medir os dados que um veículo gera e, em seguida, transmiti-los para uma central de monitoramento. É uma ferramenta que vem sendo cada vez mais utilizada nas empresas de transporte, seja de passageiros ou cargas. Por exemplo, a partir da análise das informações, o gestor encontra soluções para otimizar suas frotas. Assim, torna-se fundamental na agilidade e segurança das entregas, no caso de e-commerce e demais empresas que transportam mercadorias.

Com suas funções, a telemetria permite analisar fatores como consumo de combustível, comportamento do condutor e a condição do próprio automóvel. Ela identifica paradas durante o trajeto, desvio de rotas, excesso de velocidade, entre outros. Além disso, a ferramenta sugere rotas em tempo real, devido aos algoritmos que analisam as informações enquanto o veículo trafega.

 

O que a telemetria informa?

  • Comportamento do motorista
  • Velocidade atingida
  • Desvio de rota
  • Locais de parada e duração
  • Horário de saída e de chegada
  • Inatividade do motor
  • Melhores trajetos

 

Por que implementar a telemetria veicular?

Como visto acima, a telemetria veicular oferece ao gestor uma visão completa sobre o que ocorre nas estradas. São informações essenciais tanto para o gerenciamento do negócio, quanto para a segurança e a otimização dos procedimentos. A partir desses dados, é possível pensar em soluções que geram produtividade e, consequentemente, melhoram o desempenho. 

As informações coletadas sobre veículo, condutor e rotas podem ser convertidas em KPIs, que são os indicadores-chave de desempenho. Eles são essenciais para a gestão de frotas corporativas quando analisados e utilizados da maneira correta. Por isso, além de contar com um bom sistema de telemetria, é importante optar por uma empresa de confiança para a sua implementação. 

Com o sistema adequado, a equipe tem acesso aos dados referentes a cada veículo. Pode verificar quais estão circulando, identificar trajetos, com um resumo detalhado sobre a rota. Ou seja, não é apenas o horário de saída e chegada que o sistema informa. Com ele, as paradas são notificadas, bem como a duração e o local de cada uma. Caso ocorram desvios, todos são notificados em tempo real. Outros aspectos registrados e transmitidos para a central são: inatividade do motor, modo de condução e limites de velocidade excedidos.

Assim, o gestor tem autonomia para analisar as informações e compará-las, de modo a pensar em melhorias para cada rota. Mas não é apenas na produtividade e no desempenho organizacional que a telemetria impacta. Ela tem grande valia para a segurança do motorista e da carga em transporte. E mais: seus dados podem ser empregados para redução de custos com combustível, manutenção e troca de peças. 

 

Benefícios da telemetria para gestão de frotas

  • Segurança no trânsito
  • Prevenção de acidentes
  • Prevenção aos roubos de cargas
  • Agilidade nas entregas
  • Controle de gasto de combustível
  • Redução de custos com manutenção
  • Aumento da vida útil de peças e equipamentos

 

Conheça mais sobre nós

Nós, do Sistema Avansat, somos pioneiros na segurança de cargas com videomonitoramento. Com nossas tecnologias, tornamos possíveis análises e insights antes inacessíveis. O resultado é redução de custos de combustível, melhor treinamento dos motoristas e uma visão ampla e completa do que acontece com seus veículos nas ruas e estradas. Assim, contribuímos diretamente para o ROI do seu negócio, além de preservar cargas e, principalmente, vidas.

Somos especialistas em convergir tecnologias na gestão da informação, tornando diversas ferramentas compatíveis e gerando dados. Informações que podem ser trabalhadas de forma preditiva, analisadas com rapidez e cruzadas com diversos bancos de dados de logística.

Estamos ao lado de cada cliente para ir em frente. Trilhamos o caminho dos melhores resultados ao lado de empresas de todos os portes, como DHL, Pepsico, Raizen, Philip Morris, Fadel, Souza Cruz, entre outras.

 

Acompanhe nossas redes sociais: Instagram, Facebook e Linkedin.

Se preferir, entre em contato conosco clicando aqui.

plugins premium WordPress

Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade.