Chame no Whatsapp

Carro elétrico para entregas: vale a pena?

 

Há alguns anos, falar em carro elétrico era falar em um futuro distante. Misto de modernidade, tecnologia e inovação, esse tipo de automóvel já virou realidade. E o que antes parecia distante, está cada vez mais próximo. Prova disso é a União Europeia e o cronograma para implementação dos veículos elétricos em sua frota. Aqui no Brasil, os carros elétricos estão sendo utilizados na entrega de mercadorias, conforme falaremos a seguir.

 

O futuro chegou!

A implementação dos carros elétricos se tornou realidade em muitos locais, com regras para a modernização de 100% da frota. É o caso dos países que constituem a União Europeia. Por lá, o Parlamento votou a favor de um cronograma para a implementação de veículos elétricos. Essa medida visa à redução do efeito estufa e deve ser cumprida em sua totalidade até 2035. Ou seja, a partir dessa data, os países europeus somente poderão fabricar veículos elétricos.

Aqui no Brasil, os carros elétricos de passeio ainda espantam o público devido ao alto valor de venda. Porém, eles têm sido implementados para soluções corporativas. Esse é o caso dos veículos para logística e transporte de mercadorias, que representam uma solução moderna e eficiente para as empresas. Atualmente, encontram-se desde triciclos até os Veículos Urbanos de Cargas (VUCs), compatíveis com o trânsito das grandes capitais. O primeiro tipo é aplicado nas entregas rápidas em regiões próximas, podendo chegar até 40 km/h e autonomia de 30 km.

Para um maior número de entregas e quantidade de mercadorias, as vans elétricas também são uma opção. Esse tipo de veículo possui autonomia de até 300 km, aumentando a capacidade de entrega. Porém, há grandes empresas que já aderiram aos caminhões elétricos movidos à bateria. Isso representa uma mudança importante, que visa à adequação, inclusive, ao ESG da organização

Aliás, você sabia que a eletrificação da mobilidade é uma das tendências no mercado de transportes? Clique aqui e confira o artigo completo!

 

É vantajoso utilizar o carro elétrico para entregas?

São muitos aspectos que precisam ser avaliados para entender as vantagens do carro elétrico para entregas. Afinal, seus impactos vão além do financeiro, mas é claro que esse é um dos quesitos mais relevantes na tomada de decisão. Entre os critérios está o impacto ambiental, já que os automóveis são as principais fontes emissoras de gases poluentes. Conforme o Inventário de Emissões Atmosféricas do Transporte Rodoviário de Passageiros no Município de São Paulo, eles emitem 72,6% dos gases causadores do efeito estufa

Assim, a mudança representa uma importante e necessária contribuição para a preservação do planeta. Pode-se melhorar a qualidade do ar e, inclusive, pensar nas próximas gerações. Afinal, é um meio de retardar o aquecimento global e prevenir os prejuízos ambientais. Também existe a questão social, uma vez que as pessoas estão cada vez mais atentas às boas práticas. Com isso, empresas que aderem a soluções sustentáveis tendem a ser bem vistas no mercado. É uma forma de reforçar seu compromisso ambiental, mostrando-se responsável por suas atitudes e impactos. 

Para além das boas práticas, a implementação da frota elétrica apresenta benefícios financeiros. Em geral, estes poderão ser analisados detalhadamente a longo prazo. Mas há aspectos no dia a dia que já adiantam o impacto positivo. Entre eles, a redução nos custos com combustível e a própria manutenção do veículo. Por se tratar de um motor mais simples quando comparado aos motores à combustão, não há necessidade de troca de óleo, por exemplo. Itens como a vela de ignição, correntes, escapamento e catalisador também não existem nos carros elétricos, gerando redução nos gastos com manutenção.  

É claro que a transição requer paciência e, muitas vezes, uma adequação na rotina. Como os veículos elétricos possuem autonomia inferior aos tradicionais movidos a combustível fóssil, podem não ser indicados para rotas longas. Ainda, é preciso estar atento ao abastecimento, verificando se há ponto de carga no trajeto percorrido. Mas, ainda, isso não é o suficiente, afinal, o tempo para recarga pode chegar a oito horas. Então, planejamento e programação são fundamentais nessa nova era. 

Quer entender mais sobre o transporte de combustível? Falamos mais sobre o assunto neste artigo.

 

Conheça mais sobre nós

Nós, do Sistema Avansat, somos pioneiros na segurança de cargas com videomonitoramento. Com nossas tecnologias, tornamos possíveis análises e insights antes inacessíveis. O resultado é redução de custos de combustível, melhor treinamento dos motoristas e uma visão ampla e completa do que acontece com seus veículos nas ruas e estradas. Assim, contribuímos diretamente para o ROI do seu negócio, além de preservar cargas e, principalmente, vidas.

Somos especialistas em convergir tecnologias na gestão da informação, tornando diversas ferramentas compatíveis e gerando dados. Informações que podem ser trabalhadas de forma preditiva, analisadas com rapidez e cruzadas com diversos bancos de dados de logística.

Estamos ao lado de cada cliente para ir em frente. Trilhamos o caminho dos melhores resultados ao lado de empresas de todos os portes, como DHL, Pepsico, Raizen, Philip Morris, Fadel, Souza Cruz, entre outras.

 

Acompanhe nossas redes sociais: Instagram, Facebook e Linkedin.

Se preferir, entre em contato conosco clicando aqui.

plugins premium WordPress

Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade.