Chame no Whatsapp

Como aplicar ESG na logística e transporte da sua empresa?

 

Em voga no universo corporativo, a sigla ESG envolve questões importantes para o mundo contemporâneo. Do inglês Environmental, Social and Governance, o termo é traduzido como Ambiental, Social e Governança, influenciando diretamente a tomada de decisões dentro das organizações. Presente em diversos segmentos, o ESG na logística e no transporte também é uma tendência. Saiba mais a seguir!

 

Entenda o que é ESG

Antes de mais nada, vamos entender melhor o que significa ESG? Como dito, o termo diz respeito às práticas ambientais, sociais e de governança. Ou seja, a partir de seus índices, pode-se compreender a consciência social e sustentável da empresa. Seus pilares envolvem aspectos fundamentais para o futuro do planeta. Além disso, permitem avaliar a viabilidade de investimentos sustentáveis e os impactos positivos que a organização gera na comunidade na qual está inserida. 

Dito isso, o ESG corresponde a um conjunto de boas práticas que medem o desempenho social e ambiental da empresa. Com isso, consegue-se avaliar a eficiência da gestão. São utilizadas estratégias que aliam os propósitos da organização, em um modelo de negócio que considera além do financeiro. Em resumo, com a implementação do ESG, entende-se que o propósito da organização anda na mesma direção de seu lucro. 

 

Quais são os princípios do ESG?

O ESG baseia-se em três pilares. Eles têm como função a validação da consciência empresarial acerca dos impactos causados na comunidade. Para tanto, inclui seus públicos interno e externo – constituindo o seu ecossistema de relacionamento. Assim, considera-se a organização como um agente social, muito além de seu papel empregador.  

Ambiental: neste núcleo, estão inseridas exigências como uso de fontes renováveis de energia, gestão de resíduos, economia de água, eletrificação da frota, entre outros aspectos que visam à preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

Social: corresponde a questões diversas, que impactam diferentes públicos. Assim, inclui o bem-estar dos colaboradores e as condições de trabalho, adequação à legislação, benefícios e vantagens oferecidas. Além de ações que visam conscientizar a comunidade sobre temas relevantes, como saúde, educação, entre outros. Isso gera transparência nas relações com investidores e fornecedores, por exemplo.

Governança: neste aspecto, são analisadas a eficiência e o desempenho da administração, tanto pelos gestores, como pelos diretores. Assim, incluem-se questões relacionadas à transparência na relação, com relatórios financeiros e contábeis completos. Esses critérios permitem avaliar a viabilidade de investimentos e a lucratividade da organização. 

 

ESG aplicado na logística e no transporte

Os princípios de ESG estão sendo cada vez mais aplicados na logística e no transporte, tendência que cresceu após a pandemia. Afinal, deixar a cadeia de suprimentos mais sustentável gera benefícios em diferentes níveis. Para aplicar esses critérios, é necessário analisar toda a logística da organização. Ou seja, requer um mapeamento completo do setor, para que boas práticas possam ser implementadas. 

Como se sabe, o setor logístico é um dos mais importantes dentro da organização, afinal, é o meio que liga o consumidor à mercadoria. Dessa forma, é necessário pensar em soluções eficientes para o transporte, gerando o menor impacto ambiental e priorizando os direitos humanos.

Aliás, neste artigo falamos sobre os impactos da tecnologia na redução de custos dentro da empresa. Vale a pena a leitura!

 

Princípios do ESG aplicados na logística

Ambiental: um dos principais desafios é a redução da emissão dos gases causadores do efeito estufa. Assim, otimizar a cadeia logística a partir da automatização dos processos é o ponto chave deste princípio. Atualmente, existem soluções inovadoras que aliam a redução da emissão de gases na atmosfera, como o carbono, à redução dos custos com a logística. Uma delas é a implementação de carros elétricos para entregas de mercadorias.

Social: no setor logístico, o pilar social do ESG pode ser aplicado nas condições de trabalho das equipes responsáveis. Pensar em soluções para a segurança dos motoristas nas estradas e na melhoria das condições de trabalho dos entregadores é fundamental. Valorizar a diversidade nos cargos dentro das empresas – desde o setor de liderança até os operacionais – é outro ponto importante. Outras práticas aplicadas estão relacionadas ao combate da exploração sexual e à redução dos impactos nas comunidades localizadas à beira das estradas.

Governança: este pilar pode estar associado à logística e ao transporte de diferentes maneiras. Uma delas é nas relações externas, com transparência, ética e responsabilidade. Outra forma de aplicar a governança diz respeito às relações internas, prezando pela transparência na tomada de decisões e na comunicação clara e eficiente com os colaboradores, impactando na gestão de pessoas. 

Aproveite para conferir cinco tendências para o mercado de transportes neste artigo em nosso blog.

 

Conheça mais sobre nós

Nós, do Sistema Avansat, somos pioneiros na segurança de cargas com videomonitoramento. Com nossas tecnologias, tornamos possíveis análises e insights antes inacessíveis. O resultado é redução de custos de combustível, melhor treinamento dos motoristas e uma visão ampla e completa do que acontece com seus veículos nas ruas e estradas. Assim, contribuímos diretamente para o ROI do seu negócio, além de preservar cargas e, principalmente, vidas.

Somos especialistas em convergir tecnologias na gestão da informação, tornando diversas ferramentas compatíveis e gerando dados. Informações que podem ser trabalhadas de forma preditiva, analisadas com rapidez e cruzadas com diversos bancos de dados de logística.

Estamos ao lado de cada cliente para ir em frente. Trilhamos o caminho dos melhores resultados ao lado de empresas de todos os portes, como DHL, Pepsico, Raizen, Philip Morris, Fadel, Souza Cruz, entre outras.

 

Acompanhe nossas redes sociais: Instagram, Facebook e Linkedin.

Se preferir, entre em contato conosco clicando aqui.

plugins premium WordPress

Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade.