Chame no Whatsapp

8 dicas de segurança no trânsito para o feriado de Carnaval

O feriado de Carnaval está chegando e essa é a época perfeita para pegar a estrada e aproveitar os dias de folga. Para muitos, Carnaval também é tempo de trabalho, afinal, os prazos correm e precisam ser concluídos. É por isso que a segurança no trânsito é sempre necessária. Seja no Carnaval ou em qualquer outra data, manter as boas práticas na direção contribui para estradas mais seguras.

Boas práticas para segurança no trânsito

O Ministério da Infraestrutura divulgou um guia de boas práticas no trânsito. Vale a pena conferir algumas dicas para garantir uma viagem mais segura e tranquila no Carnaval e durante todo o ano!

  1. Direção defensiva

A direção defensiva é fundamental para a segurança no trânsito, uma vez que parte da ideia de que o motorista deve estar sempre atento à estrada e tudo ao seu entorno. Assim, estará sempre em condições de evitar situações de risco e acidentes. Para quem não sabe, a direção defensiva é composta de cinco elementos básicos: conhecimento, atenção, previsão, habilidade e ação.

Você que tem uma empresa de transporte e logística, orienta seus motoristas a praticarem a direção defensiva?

  1. Dê a seta

Algumas vezes esquecida no trânsito, a seta é uma ferramenta importante na direção. Afinal, ela informa aos demais motoristas qual é a sua intenção ou necessidade em um determinado momento.

Ao usar a seta para trocar de faixa, ultrapassar ou fazer conversões, os motoristas próximos podem se preparar para reduzir a velocidade ou mesmo frear quando necessário. Além disso, em caso de ultrapassagem, evita que dois veículos decidam ultrapassar no mesmo momento. 

  1. Não ultrapasse os limites de velocidade

O trânsito se torna mais seguro quando os motoristas respeitam o limite de velocidade. Ao trafegar em uma velocidade permitida, o condutor tem maior segurança e evita colocar a sua vida e a de outras pessoas em risco. Isso também faz toda a diferença caso surja algum obstáculo imprevisto na pista, permitindo que o motorista tenha agilidade e tempo de reação.

  1. Não use celular e evite outras distrações

Alguns hábitos podem colocar em risco a vida do condutor, dos passageiros e das outras pessoas que trafegam na estrada. Um deles é o uso de celular, seja para ligação ou mesmo para o envio de mensagens. Aquela atualização de poucos segundos nas redes sociais também representa um risco enorme. Para respeitar o Código de Trânsito Brasileiro, o celular do motorista deve ficar guardado enquanto ele dirige. Caso haja necessidade de usá-lo, a dica é estacionar o veículo em um local seguro, desligá-lo e, então, manusear o dispositivo.

  1. Distância segura

A distância segura na estrada faz toda a diferença para evitar acidentes de trânsito. Com isso, é possível ter maior agilidade e tempo para contornar uma situação de risco, além de permitir um espaço maior para manobras necessárias. Assim, evite trafegar muito próximo do veículo à frente, certo?

  1. Use o cinto de segurança

O cinto de segurança é primordial para motoristas e passageiros. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, o cinto de segurança, quando usado nos bancos da frente, reduz em 45% os riscos de lesões graves. Já nos bancos de trás, deixa os passageiros até 75% mais seguros. Dessa forma, não pense em trafegar sem utilizar o cinto de segurança, afinal, estamos falando da sua vida e das pessoas que você ama.

  1. Respeite as sinalizações

Seja o semáforo, as placas de trânsito ou, ainda, a faixa de pedestres, ao dirigir é importante que o motorista esteja sempre atento a todas as sinalizações e, principalmente, as respeite. Esses elementos foram desenvolvidos e aplicados para oferecer mais segurança no trânsito, tanto para condutores de veículos, motocicletas, ciclistas ou pedestres.

  1. Faça manutenção periódica no veículo

Sempre frisamos aqui a importância de manter em dia as manutenções do veículo. Afinal, quando realizadas periodicamente, elas evitam que partes importantes do carro ou caminhão parem de funcionar, colocando em risco a segurança de todos. A manutenção preventiva e regular inclui inspeção completa do veículo, desde seus pneus, faróis e freios, até mesmo detalhes como limpadores de para-brisa.

Avansat para rotas mais seguras

Lembre-se que uma estrada mais segura começa por você. Então, torne como hábito as boas práticas no trânsito e evite situações perigosas enquanto você dirige. Os sistemas de telemetria da Avansat auxiliam empresas de transporte e logística ao fornecer informações relevantes para deixar suas frotas mais seguras e produtivas

Conheça mais sobre nós

A Avansat é pioneira em segurança de cargas com videomonitoramento. Com tecnologia, possibilitamos análises e insights antes inacessíveis. O resultado é economia de combustível, melhor treinamento dos motoristas e uma visão completa do que acontece com veículos nas estradas. Assim, contribuímos diretamente para o ROI do seu negócio, além de preservar cargas e, principalmente, vidas.

Somos especialistas em tecnologia na gestão da informação, tornando ferramentas compatíveis e gerando dados. Informações que podem ser trabalhadas de forma preditiva, analisadas com rapidez e cruzadas com bancos de dados de logística.

Quem utiliza Avansat?

Estamos ao lado de cada cliente para ir em frente. Trilhamos o caminho dos melhores resultados ao lado de empresas de todos os portes, como DHL, Pepsico, Raizen, Philip Morris, Fadel, Souza Cruz, entre outras.

Acompanhe nossas redes sociais: Instagram, Facebook e Linkedin.

Se preferir, entre em contato conosco clicando aqui.

plugins premium WordPress

Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade.