Chame no Whatsapp

Economia de combustível com uso da telemetria: saiba como é possível

Pela primeira vez na história do Brasil, o diesel está mais caro que a gasolina. De acordo com os dados do IPCA divulgados pelo IBGE em 10 de janeiro de 2023, o óleo diesel registrou uma alta de mais de 22% no último ano. Dessa forma, soluções que se voltam à economia de combustível são necessárias. E é justamente nesse ponto que o uso da telemetria para frotas se mostra eficiente. 

Alta do combustível e seus impactos na economia

A alta no preço do diesel influencia em diversos setores da economia. E, para quem trabalha com transporte de carga, o impacto é ainda maior. Com o diesel e a gasolina mais caros, em especial o primeiro, o preço do frete sobre. Assim, todo o restante da cadeia sofre reajustes. Tarifas de transporte urbano, alimentos e produtos em geral.

Isso significa dizer que a alta do diesel e da gasolina é sentida pelo setor de transporte e logística, mas também no bolso do consumidor. Para contornar essa situação e não sair no prejuízo, existem medidas que auxiliam na economia de combustível. Mudanças de comportamento no trânsito e a aplicação da telemetria na frota ajudam nesse sentido. 

Dicas para obter economia de combustível 

Veja as dicas da Avansat para economizar combustível da sua frota e aumentar a lucratividade das suas operações.

  1. Comportamento do condutor

Antes de qualquer medida a ser tomada, orientar os motoristas a respeito do comportamento no trânsito é essencial. O modo de condução impacta diretamente no gasto de combustível. Nesse sentido, uma boa ideia é investir em palestras e treinamentos para aumentar a conscientização no trânsito.

Como sabemos, as boas práticas na direção são primordiais para garantir não apenas economia de diesel, como a segurança nas estradas. O motorista também deve se manter atento às condições da pista e avaliar o trânsito regularmente, pois são variáveis que interferem no gasto de combustível. Ajustando seu modo de condução a esses elementos, é possível observar redução nos custos com diesel.

  1. Evite excesso de peso na carga

Muitas vezes, o excesso de peso do veículo pode prejudicar seu desempenho na estrada. E isso impacta diretamente no gasto de combustível. Para aproveitar a viagem, algumas pessoas acabam excedendo o limite adequado de carga, porém esquecem que isso impacta no consumo do veículo, que precisará fazer mais força para trafegar.

Além de ser uma prática ilegal – por isso que há balanças nas estradas –, o excesso de carga representa um risco para a segurança do veículo e faz com que ele gaste mais diesel para trafegar. 

  1. Planejamento de rotas

Aqui também temos um fator que influencia diretamente no gasto de combustível. Por isso, antes do veículo pegar a estrada, é importante planejar as melhores rotas para que se chegue ao destino. Nem sempre o caminho mais curto será o mais vantajoso, pois há outras variáveis, como congestionamento, chuva e condições da pista, que interferem nisso. 

Isso significa dizer que as melhores rotas podem mudar entre uma viagem e outra, assim, é essencial pesquisar previamente os trajetos nos aplicativos de rotas. Caso o veículo tenha mais de um ponto de parada, também deve-se analisar os melhores trajetos para concluir a viagem com melhor desempenho.

  1. Faça manutenção preventiva da frota

A manutenção preventiva é fundamental para evitar danos que possam colocar em risco a segurança dos condutores, bem como o desempenho do veículo. São diversos aspectos que a falta de manutenção impacta, como no gasto excessivo de combustível. Por isso, a manutenção preventiva é fundamental, a fim de prever situações que possam, futuramente, causar grandes prejuízos.

  1. Use a telemetria a seu favor

Pensando em todos os itens acima, a telemetria vem como uma aliada de quem precisa economizar combustível em sua frota. Isso ocorre porque o sistema oferece ferramentas modernas para auxiliar no controle dos veículos com soluções que se voltam ao melhor desempenho nas estradas.

A telemetria veicular consiste em um conjunto de tecnologias instalado junto ao veículo, com acesso direto pela central de monitoramento. Com as ferramentas adequadas, o sistema consegue analisar o comportamento do veículo e do condutor, de modo a oferecer respostas para uma melhor dirigibilidade. 

Como a telemetria funciona?

O sistema de telemetria auxilia desde a economia de combustível até a segurança do condutor. Com recursos avançados de tecnologia e inteligência artificial para gestão de frotas, consegue observar o comportamento do motorista, identificar situações de risco, informar sobre a necessidade de manutenção e elencar momentos críticos na estrada, como velocidade excessiva, troca de pista, alterações na rota e muito mais. 

Telemetria aplicada à economia de combustível

Como se pode ver, a telemetria ajuda empresas de transporte e logística na economia de combustível ao passo que identifica melhorias que podem ser feitas. Manutenção, rotas e comportamento do condutor, tudo pode ser analisado e avaliado em tempo real com um sistema de telemetria veicular.

Conheça mais sobre nós

A Avansat é pioneira em segurança de cargas com videomonitoramento. Com tecnologia, possibilitamos análises e insights antes inacessíveis. O resultado é economia de combustível, melhor treinamento dos motoristas e uma visão completa do que acontece com veículos nas estradas. Assim, contribuímos diretamente para o ROI do seu negócio, além de preservar cargas e, principalmente, vidas.

Somos especialistas em tecnologia na gestão da informação, tornando ferramentas compatíveis e gerando dados. Informações que podem ser trabalhadas de forma preditiva, analisadas com rapidez e cruzadas com bancos de dados de logística.

Quem utiliza Avansat?

Estamos ao lado de cada cliente para ir em frente. Trilhamos o caminho dos melhores resultados ao lado de empresas de todos os portes, como DHL, Pepsico, Raizen, Philip Morris, Fadel, Souza Cruz, entre outras.

Acompanhe nossas redes sociais: Instagram, Facebook e Linkedin.

Se preferir, entre em contato conosco clicando aqui.

plugins premium WordPress

Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade.